Cpm a pandemia, nossas vidas mudaram profundamente nos últimos anos, e ao que tudo indica, nada mais será como antes, incluso a educação.
A Educação que nos trouxe aqui teve início no século XIX
Havia um propósito muito claro: treinar trabalhadores para as linhas de produção das fábricas, que estavam a todo vapor com as novidades trazidas pela Revolução Industrial. As necessidades então eram de treinar pessoas para cumprir ordens, sem questionar, e exercer atividades repetitivas e robotizadas por longas horas, até o fim de suas vidas. A escola era uma simulação dessa linha de produção, e cumpriu muito bem o seu propósito para a sua época.
Agora, vivemos uma nova era, a era digital, com novos propósitos e necessidades.
Cabe a nós, nesse momento, responder:
Para onde queremos ir hoje? Como a educação pode nos ajudar a chegar lá?
Na era digital precisamos treinar os profissionais do futuro para as necessidades do futuro. Ensinar a programar, trabalhar em equipe, negociar, resolver problemas complexos… Essas são áreas que deveriam somar-se ao CV escolar junto as aulas de português, matemática ou biologia, entre outras, que continuam sendo importantíssimas.
Tudo isso faz parte das necessidades dessa nova era.
A era digital é o nosso destino ou é o pano de fundo onde nossa sociedade vai se desenvolver nesse próximo século? E a educação? Ela é um fim ou um meio? É um lugar de chegada ou um veículo que nos leva de um lugar para o outro, tanto no nível individual quanto no coletivo?
Se considerarmos que a educação é o veículo e a era digital é a estrada, precisamos então definir o nosso destino. Para onde queremos ir?
Chegou a hora da educação atualizar o seu propósito, para que seja esse veículo de transformação que sonhamos que seja.
Para isso, é preciso termos clareza do destino. Como é o mundo em que você tem vontade de viver?